Tratamento para Casais Homoafetivos

Tratamento para Casais Homoafetivos

Por questões biológicas, casais homoafetivos precisam de reprodução assistida para gerarem filhos, uma vez que existem gametas de apenas um tipo nesta forma de união. É necessária, portanto, a utilização de espermatozoides ou óvulos doados para que os embriões possam ser formados.

Tratamentos para casais homoafetivos femininos:

Em uniões homoafetivas femininas, existem óvulos e úteros que podem participar do processo de concepção e gestação. Mas faltam os espermatozoides. Esta questão pode ser facilmente resolvida com a utilização de bancos de sêmen. Dependendo das características das pacientes, como idade e reserva ovariana, diferentes formas de tratamento podem ser propostas, como inseminação intrauterina e fertilização in vitro. Na inseminação, a mesma mulher que produz o óvulo será a responsável pela gestação da criança, já que a fecundação ocorrerá dentro do seu organismo. No caso da fertilização in vitro, existe a possibilidade de embriões formados pelos óvulos de uma paciente serem transferidos para o útero da outra, que gestará a criança. Esta modalidade não é obrigatória, mas é uma possibilidade interessante e tem sido a opção de muitos casais homoafetivos.

Tratamentos para casais de homens:

Quando se trata de um casal homossexual masculino, é preciso decidir qual dos dois fornecerá o sêmen que será usado para fecundar o óvulo obtido a partir de uma doadora. Formados os embriões, há uma outra questão a ser definida: quem será responsável pela gestação da criança? Evidentemente, precisaremos de uma pessoa com útero, também conhecida como “barriga solidária”. Esta pessoa deverá ser parente em até quarto grau de um dos membros do casal (mãe, irmã, prima ou tia). Em situações nas quais isto não é possível, o tratamento ainda poderá ser realizado, mas a participação da terceira pessoa, sem nenhum grau de parentesco, precisará de autorização do Conselho Regional de Medicina.

Fale Conosco

Ligue ou mande um WhatsApp

(11) 4750-2231

(11) 99738-3269

Preencha o Formulário

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Envie um Email

contato@viventre.com.br

Compartilhe Nosso Conteúdo

Não fique sem entender

Dúvidas Frequentes

Sou homossexual e gostaria de fazer tratamento com a minha parceira. Posso utilizar meus óvulos e transferir embriões para o útero dela?

O Conselho Regional de Medicina autoriza tratamento de fertilização in vitro para casais homossexuais com utilização dos óvulos de uma mulher para formar embriões que, posteriormente, serão transferidos para o útero da parceira. Nestes casos, os espermatozoides devem sempre vir de um banco de sêmen, já que a doação de gametas, no Brasil, deve sempre ser anônima.

Somos um casal de mulheres homossexuais. Podemos fazer o tratamento usando o sêmen de um amigo como doador?

Não é possível a utilização do sêmen de um amigo. A amostra de sêmen deve sempre ser anônima de acordo com as normas brasileiras, sendo obtida a partir de um banco de sêmen.

Os planos de saúde cobrem tratamentos de infertilidade?

A maioria das clínicas de reprodução humana não trabalha com convênios ou planos de saúde. Os tratamentos não costumam ter cobertura dos planos, mas algumas pacientes, no entanto, solicitam reembolsos de consultas e a maior parte dos exames pode ser feita na rede credenciada pelo plano.

Pacientes que moram em outros Estados ou países conseguem fazer o tratamento com vocês?

Sem dúvida. Hoje em dia, com a facilidade dos meios de comunicação, conseguimos programar tratamentos mesmo à distância, avaliando exames e muitas vezes contando com a parceria de colegas locais que possam fazer algumas avaliações, como controle de ultrassom, por exemplo. Conseguimos então programar as etapas do tratamento de forma que o casal precise permanecer o menor tempo possível em São Paulo.

Agende Uma Consulta

Entre em contato conosco através das informações abaixo ou do formulário de perguntas, e uma de nossas atendentes lhe retornará em breve.

Ligue Para Nós

(11) 4750-2231

Converse no Whatsapp

(11) 99738-3269

Envie um Email

contato@viventre.com.br

Dúvidas? Agende uma Consulta Abaixo

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.