R. Teixeira da Silva 54, 11º Andar |

  Bela Vista – São Paulo, SP |

  contato@viventre.com.br
Gravidez

É possível engravidar fora do período fértil?

Por julho 28, 2020 agosto 4th, 2020 Nenhum comentário

Quem tem quer ter filhos sabe que calcular o período fértil é importante para conseguir conquistar esse sonho. Isso porque esse período corresponde aos dias do ciclo menstrual nos quais existe maior chance de engravidar. No entanto, existem diversas dúvidas sobre concepção. Uma das questões mais frequentes é se existe a possibilidade de engravidar fora do período fértil. Muitas mulheres e homens acreditam que sim, principalmente porque nem sempre dá para saber quando ocorrem os dias férteis.

Saber de todos os detalhes e acompanhar o ciclo é fundamental tanto para as mulheres que querem aumentar as suas chances de engravidar, quanto para quem deseja evitar uma gravidez. Dessa forma, torna-se possível escolher o melhor momento para a prática de relações sexuais, de acordo com a vontade do casal de ter filhos ou não.

Afinal, engravidar fora do período fértil é possível ou não?

Antes de mais nada, é preciso saber que o período fértil compreende os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, que geralmente ocorre no meio do ciclo. Por este motivo, caso a mulher tenha relação nestes dias, as chances de engravidar são maiores. Como existem vários eventos que precisam acontecer para que a gestação se inicie, é considerado praticamente impossível engravidar fora do período fértil.

A principal causa de gestação “fora do período fértil” é o fato de muitas mulheres não ovularem sempre no mesmo dia. Em alguns ciclos, a ovulação pode ocorrer mais tardiamente que o habitual. Assim, a gravidez acaba ocorrendo fora daqueles dias que normalmente são considerados o período fértil. Assim, os dias férteis podem variar entre os ciclos. Além disso, nas condições ideais, o espermatozoide pode sobreviver de 3 a 5 dias no sistema reprodutor feminino. Ou seja, se existir relação em até 5 dias antes da ovulação, a fecundação também pode ocorrer.

Mulheres que usam corretamente o anticoncepcional não têm período fértil. No entanto, o uso irregular do anticoncepcional ou o esquecimento de tomar uma ou mais doses do medicamento podem levar a variações hormonais durante o ciclo, possibilitando a ovulação.

Algo parecido também pode ocorrer devido à interferência de outros medicamentos na eficácia do anticoncepcional, quando tomados de forma simultânea. Por este motivo, é sempre importante ler a bula e consultar seu médico sobre os efeitos deste remédio na contracepção hormonal.

Como saber quando acontece a ovulação

De forma geral, a ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação seguinte (a fase do ciclo após a ovulação é fixa, durando duas semanas, enquanto que a primeira fase pode sofrer maior variação em sua duração). Em ciclos de 28 dias, portanto, a ovulação costuma ocorrer no 14o dia, sendo o período fértil aqueles dias entre o 11o e o 17o. Em ciclos de 32 dias, a ovulação deve ocorrer ao redor do 18o dia, com os dias férteis entre o 15o e o 21o dia – e assim por diante.

As mulheres que têm o ciclo irregular possuem maior dificuldade para calcular o período fértil, muitas vezes nem conseguindo calculá-lo corretamente. Até por isso, se o objetivo é evitar a gravidez, não é aconselhável usar somente a tabelinha como método contraceptivo e, mesmo que seja utilizada, deve ser combinada com mais um método de prevenção.

Me siga
GINECOLOGIA E OBSTETRICIA em Clinica Viventre
CRM: 129.377

Formada em Ginecologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital das Clínicas da USP. Concluiu um Fellowship na área de Infertilidade na Yale University, nos Estados Unidos, e um estágio em Medicina Reprodutiva no IVI (Instituto Valenciano de Infertilidad), na Espanha.

É membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) e da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia (ESHRE).

Especialidades:
- Preservação de Fertilidade
- Oncofertilidade
- Falência Ovariana Prematura
- Infertilidade sem causa aparência
- Endometriose e Infertilidade
- Anovulação e Infertilidade
Dra. Paula Marin
Me siga

Deixar uma Mensagem de Resposta

Ligar

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

NÓS TE LIGAMOS
Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.
Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos emcontato o mais rápido possível.
Ícone do Whatsapp branco em fundo verde